Sucesso Profissional e Financeiro

Muitos são os livros que tratam de sucesso profissional e financeiro, e seus autores certamente estão enriquecendo, tendo em vista a quantidade de livros que são vendidos nessas áreas. Sem desprezar os livros publicados, pois muitos deles são realmente bons, no livro de Provérbios, na Bíblia, encontramos conselhos que, se seguidos corretamente, levarão ao sucesso. Abaixo fiz uma pequena compilação de conselhos básicos encontrados nesse livro que podem ajudar o alcance de seus objetivos na vida:

1 – Busque Conhecimento: “Sem diretrizes, a nação cai, o que a salva é ter muitos conselheiros”11:14 “Quem examina cada questão com cuidado prospera…”16:20

Estamos vivendo na era do conhecimento e sem ele é impossível obter sucesso. Os analistas financeiros sempre aconselham aos investidores que estudem sobre o assunto, nas carreiras profissionais o conhecimento está cada vez mais vital, nos relacionamentos, o conhecimento auxilia na compreensão mútua. O conhecimento provém de várias fontes: Estudos formais, como faculdade, pós graduação, mestrado, doutorado, etc., leitura de bons livros, viagens, aconselhamento com pessoas mais experientes, conversa com novos amigos, pesquisas, e claro, da comunhão com Deus.

Pense: Quanto de conhecimento em suas diversas formas você adquiriu durante 2011?

2 – Seja Disciplinado: “Quem acolhe a disciplina, mostra o caminho da vida…”10:17 “Todo que ama a disciplina, ama o conhecimento”12:1

Nada se consegue sem disciplina. Da conquista de grandes empreendimentos à simples perda de peso, a disciplina é fundamental para alcançar o sucesso. O tempo e o dinheiro nunca vão sobrar para que você decida o que fazer com eles. Somente  com muita disciplina você conseguirá organizar sua vida para alcançar os resultados que deseja. Estipular metas e prioridades para utilização de seu tempo e dinheiro exige disciplina, mas certamente trará resultados positivos. Alguns consideram paranóicos ou escravos de si mesmo os que controlam detidamente seu tempo, mas quando você determina exatamente o que quer fazer com seu tempo, o tempo torna-se seu escravo e não ao contrário. A mesma coisa se aplica ao dinheiro. Colocar ambos para trabalhar por você exige disciplina e aqueles que o fizerem de maneira eficaz se destacarão por seu sucesso.

Pense: Você trabalhou para seu tempo e dinheiro em 2011 ou eles trabalharam por você?

3 – Trabalhe: “As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza”10:4, “As mãos do diligente governarão, mas os preguiçosos acabarão escravos”12:24.

O dia que alguém inventar uma fórmula mágica para se alcançar sucesso de maneira honesta sem trabalhar ficará rico só vendendo a idéia. O trabalho ainda é o caminho mais correto para a prosperidade. O trabalho enobrece, dignifica, aumenta a auto-estima e traz realização pessoal. Nunca foi plano de Deus que o homem vivesse de maneira inútil. Ao contrário do que alguns pensam, o trabalho não foi um resultado da queda do homem, ele já existia antes do pecado e continuará existindo por toda eternidade. Mas para que cumpra seu propósito, o trabalho precisa ser bem escolhido. Trabalhar em algo que não te faz feliz pode ser o pior castigo. Descubra sua vocação, prepare-se e trabalhe naquilo que você realmente gosta de fazer. Feliz é o homem que faz o que gosta porque assim não precisa trabalhar.

Pense: Quanto você se dedicou para o trabalho em 2011?

4 – Economize: “…quem ajunta aos poucos terá cada vez mais”13:11

Como citado na disciplina, é preciso determinar como seu dinheiro será utilizado, e certamente você precisa guardar um pouco todos os meses. Mesmo que no começo seja pouco, mas estabelecer o hábito de economizar vai trazer traquilidade e prosperidade. Certa vez alguém disse que a fórmula para não ter problemas financeiros se resumia a 3 fatores: 1 – Nunca gastar antes de ganhar, 2 – Nunca gastar mais do que ganha, 3 – Nunca gastar tudo o que ganha. Claro que você sempre merecerá coisas boas, roupas bonitas, eletrônicos interessantes, comer em lugares especiais, tudo isso é importante, mas esses hábitos não podem comprometer sua segurança financeira. Estabeleça alvos maiores, organize suas finanças e economize sistematicamente para alcançar o que deseja. A definição de sacrifício é abrir mão de coisas boas em função de coisas melhores, portanto, economize e poderá alcançar coisas muito melhores que os gastos corriqueiros lhe proporcionam.

Pense: Quanto de sua renda você conseguiu poupar em 2011?

5 – Seja Generoso: “Quem faz o bem aos outros, a si mesmo o faz…”11:17 “Há quem dê generosamente e vê aumentar suas riquezas, outros retêm o que deveriam dar e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem da alívio aos outros, alívio receberá”11:24 e 25.

Não importa o quão pobre você seja, sempre haverá alguém mais carente. Deus nos concede os recursos para que aprendamos a repartir. A generosidade abre espaço para que outras dádivas recaiam sobre nós. Quando ajudamos os outros, somos ajudados. Além da satisfação pessoal, aprendemos a deixar de lado o egoísmo. Um pouco de organização financeira vai liberar recursos mensais para ajudar os mais necessitados e certamente seremos mais felizes.

Pense: Quantas pessoas você ajudou em 2011?

6 – Seja Honesto: “Os tesouros de origem desonesta não servem para nada, mas a retidão livra da morte”10:1 “O Senhor repudia balanças desonestas, mas os pesos exatos lhe dão prazer”11:1 “O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais”13:11

Em um mundo cada vez mais corrupto é difícil defender a honestidade. Cada vez mais se propaga nos filmes e novelas que aqueles que são desonestos prosperam no final, e não é preciso recorrer a ficção, na vida real muitos políticos conseguem viver cada vez melhor apesar de suas falcatruas. No entanto, a honestidade ainda é um valor que precisa ser mantido. O dinheiro ganho honestamente tem mais valor e traz mais bençãos. Um estudo mais aprofundado da vida daqueles que enriqueceram de maneira duvidosa, revela que embora tenham dinheiro, muitas outras coisas lhe faltam, e na maioria dos casos, especialmente a paz. Seja honesto nas pequenas coisas, seja ao devolver um troco errado ou na declaração do imposto de renda. Deus recompensa aqueles que são fiéis.

Pense: Você agiu com honestidade em seus negócios em 2011?

7 – Busque a Deus: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria e o conhecimento do Santo é entendimento”9:10

Por último, mas não menos importante, buscar a Deus tras sucesso. Ele é quem nos concede nossas habilidades, nossos recursos, nosso trabalho, nossa saúde e tudo o mais que temos. Buscar a Deus em primeiro lugar é a maneira mais segura de prosperar. Além do mais, buscar a Deus garante não apenas o sucesso terreno e temporal, mas o sucesso eterno.

Pense: Quanto tempo você dedicou para buscar a Deus em 2011?

Esses 7 conselhos bíblicos são uma grande orientação para a busca do sucesso. Se ao refletir sobre sua vida em 2011 você sentiu-se em déficit com seu sucesso, não se preocupe, um ano novinho está apenas começando para que você tenha uma vida diferente. Siga esses conselhos e Deus lhe concederá o sucesso profissional e financeiro!


One Reply to “Sucesso Profissional e Financeiro”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.