Desarrazoados, e daí?

Desarrazoados, e daí?

Padrões. Eles estão por todos os lados, em diversos setores, padronizando procedimentos, roupas, cortes de cabelo, vocabulário, pensamentos e etc. Em essência, padrões não podem ser classificados como bons ou ruins, afinal depende dos modelos e propósitos inseridos nos padrões em questão.

No entanto, estatisticamente, as pessoas que mudam o mundo, que fazem revoluções, que inovam de verdade, são aqueles que se recusam a ser encaixotados em algum tipo de padrão, que buscam algo além, que pensam fora dos padrões, que se questionam constantemente novas formas de fazer as coisas.

LV240968_NNo livro “Empreendedores Sociais”,  Pamela Hartigan e John Elkington traçam o perfil dos “desarrazoados”, aqueles que fogem dos padrões e por isso podem fazer mais. Segundo os autores, essas pessoas:

1 – Querem mudar o sistema – Não se conformam com as coisas como são e funcionam, mas querem descobrir uma forma melhor, diferente e mais participativa.

 2 – São loucamente ambiciosos – Mas por motivos especiais. Colocam objetivos na cabeça e lutam por eles até o fim.

 3 – São levados pela emoção – Admitam ou não, são levados por um impulso emocional que os motiva a lutar por seus ideais.

 4 – Acreditam conhecer o futuro – Como aprenderam que a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo, eles sabem exatamente o futuro que desejam e vão construí-lo a qualquer custo.

 5 – Buscam lucro em atividades não lucrativas – Muitas das áreas buscadas por esse tipo de pessoa possui falhas parciais ou totais de mercado, o que significa que não será possível ganhar dinheiro nelas. No entanto, eles persistem na busca por alternativas para reverter essa realidade.

 6 – Ignoram os indícios – Não importa se tudo parece que vai dar errado, se as perspectivas são desanimadoras, os desarrazoados seguem em frente ignorando os indícios e os pessimistas acreditando que vencerão.

 7 – Tentam mensurar o imensurável – Eles oferecem medidas de valor ainda não reconhecidas pelo mercado atual e justificam o alcance delas com vidas transformadas.

Pessoas Diferentes

 8 – São altamente qualificados – Ao contrário do que muitos pensam, os desarrazoados
não são apenas aqueles que não venceram em outras áreas e por isso se rebelaram. São pessoas altamente qualificadas, bem formadas e preparadas, que poderiam ser bem sucedidas em qualquer área que se dedicassem, mas decidiram se dedicar em áreas improváveis.

 9 – Se recusam a se tornar super-heróis – Os desarrazoados não acreditam que são super-heróis, mas buscam os melhores para estar ao seu lado. Sempre trabalham em equipe, valorizando o melhor de cada um.

E então, se enquadrou? Não? sem problemas, os desarrazoados não se enquadram nem em definições de si mesmo. O importante é que você queira fazer algo diferente, melhor, mais relevante e que mude os padrões para melhor, transformando o mundo que vivemos na busca da excelência.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.