Criando o Poder para Mudar

Criando o Poder para Mudar

Muitos tem o desejo de provocar mudanças. Mudar o sistema, mudar a sociedade, mudar o mundo. Mas para mudar é preciso superar alguns conceitos e adquirir o poder para desenvolver as mudanças. changesign-1

Pamela Hartigan e John Elkington, em seu livro “Empreendedores Sociais” propõem 12 atitudes para adquirir poder para fazer mudanças significativas em seu ambiente. São elas:

1 – Concentre-se nas soluções expansíveis e empreendedoras. Explore a criatividade, a inovação, e as soluções revolucionárias nunca tentadas antes. Crie novos modelos de negócio e navegue novos mares.

2 – Ataque os problemas aparentemente insolúveis. Já tem gente demais tentando agir nas coisas fáceis e nos problemas óbvios, ataque aqueles problemas ignorados por sua dificuldade.

3 – Esteja preparado para errar – mas aprenda com os erros. Não existe inovação sem erros, mas não podemos cometer sempre o mesmo erro. Tire lições para evitar errar da próxima vez na mesma situação.

4 – Combine Forças. Ninguém possui todas as habilidades necessárias. Lembre-se da sinergia e trabalhe em equipe para aproveitar o melhor de cada um.

5 – Semeie os mercados de amanhã. Novas oportunidades estão surgindo, novos segmentos antes não considerados, busque novos nichos para expandir duas idéias.

6 – Alimente as expectativas crescentes. Ao contrário do que se imagina, existe muita gente em busca de algo melhor, procure conversar com elas e compreender suas expectativas, ai estão grandes oportunidades de mudança.

7 – Ajude a democratizar a tecnologia. A revolução tecnológica tem tornado os equipamentos mais potentes, menores e mais acessíveis. Uma grande forma de democratizar o conhecimento é através do avanço tecnológico. Procure aumentar esse acesso as pessoas e produzirá uma mudança sem precedentes na sociedade.

8 – Trabalhe para mudar o sistema. Muita coisa na área de gestão continua do mesmo jeito de 200 anos atrás. Está na hora de mudar o sistema e torná-lo mais humano e transformador.

fosforo-feliz 9 – Descubra como expandir e reproduzir. Bons modelos e reacionários são aqueles que podem ser expandidos e reproduzidos. Crie soluções que possam ser implantadas por outras pessoas e em outros lugares, que tem alcance ilimitado.

10 – Contrarie a Razão. Nem sempre o razoável é o melhor. Para mudar será preciso ser um desarrazoado, pensar o impensado e mudar.

Parece difícil? Não é. Dê vazão a suas inconformidades e perturbações e essas atitudes irão brotar, então basta alimentá-las para que elas possam de fato florescer e se expandir em duas as duas ações! Espero em breve ouvir falar de você!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.