Explorando o Máximo Potencial de Aprendizado

Em minha opinião, o maior dom oferecido por Deus ao ser humano é o dom do aprendizado. Acho fantástica a possibilidade de aprender novos conceitos, novas idéias, novos ofícios, novas línguas e tudo o mais.

Todos tem potencial de aprendizado, sem exceção. É verdade que algumas pessoas treinaram mais esse potencial e o expandiram, de forma que possuem mais facilidade para novos aprendizados, outros sofrem e demoram mais para aprender.

habilidades-aprendizado-digital-precisa-ter-noticiasAbraham Maslow, famoso pesquisador das necessidades humanas, conduziu muitos estudos sobre o potencial humano de aprendizado. Como resultado de suas pesquisas, ele desenvolveu o termo “Potencial Mental”.

Segundo Maslow, cada pessoa tem um potencial diário de aprendizado. Isso significa que cada um pode aprender um número máximo de coisas por dia. Uma vez atingido esse nível máximo, o estudo se torna improdutivo e mais complicado. Esse estudo nos permite concluir dois fatores muito importantes:

1 – Precisamos aprender todos os dias. Não existe um dia que não possamos aprender coisas novas. Nosso crescimento precisa ser diário e constante. White diz que “Ninguém que não esteja crescendo diariamente em capacidade e utilidade estará cumprindo o propósito da vida”. Muitos estão em busca de um propósito, esse pensamento sintetiza bem o propósito de nossa existência. Não podemos nos negar a desenvolver diariamente nossa capacidade, mas esse crecimento não deve ser para nosso uso particular apenas, mas para nos tornar mais útil aos outros e a comunidade que vivemos.

2 – O potencial de nossa vida será limitado por nossas escolhas diárias. Se cada um de nós pode aprender um número máximo coisa por dia, podemos concluir que o potencial total de aprendizado de nossa vida é um resultado da soma dos aprendizados diários. Isso nos leva a um raciocínio preocupante: minha escolha diária determinará se vou ou não alcançar todo o potencial de minha vida. A mesma autora citada anteriormente diz: “Nossa primeira responsabilidade para com Deus e para com os homens é o desenvolvimento de nossas faculdades.”  Cada dia que negligenciamos nosso aprendizado é um déficit no total de aprendizado que teremos no final de nossa vida. Cada escolha diária tornará esse déficit menor ou maior.

E então? Quanto você aprendeu ontem? e hoje? Essas respostas são importantes para sua reflexão, mas a pergunta mais importante mesmo é: Quanto você vai aprender amanhã? Seu futuro depende das decisões que tomará a partir de hoje. Busque seu máximo, seu melhor. Explore todo seu potencial de aprendizado e alcance a excelência em seu desenvolvimento mental e intelectual.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.