Todos os anos milhares de jovens concluem o ensino superior no Brasil. Muitos formandostrabalham desde cedo, mas sonham com uma colocação melhor e dentro de sua área de estudo. Embora os índices de desemprego sejam os mais baixos de nossa história recente, os bons empregos ainda continuam escassos.

Neste post gostaria de trazer alguns itens essenciais para crescer em sua carreira, seja qual for sua área de atuação. Se você não está disposto a empreender e criar você mesmo o emprego dos seus sonhos, como vimos em um post passado, precisa estar em condições disputar a vaga que deseja.

1 – Língua Inglesa: Houve um tempo que falar inglês era um diferencial. Esse tempo acabou. Hoje o domínio dessa língua tornou-se básico para uma vaga profissional interessante. 82% das vagas abertas hoje no Brasil exigem a língua inglesa e para 65% delas é necessário ser fluente em leitura, escrita e conversação. Se você ainda não alcançou a fluência, não perca mais tempo. Estude em escolas de inglês, com professores particulares, sozinho, de qualquer jeito, mas estude! Uma ótima opção é planejar-se financeiramente e fazer um intercâmbio para imersão. Seja qual for sua opção, tenha certeza que sem esse item sua carreira estará estacionada.

2 – Pós Graduação: Com o crescente número de pessoas no ensino superior, a pós graduação passou a ser imprescindível para conquistar a vaga dos sonhos. No Brasil, MBA e Especialização estão no mesmo nível, Lato Sensu. Mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado são níveis superiores considerados Stricto Sensu. Obviamente que fazer um curso desses no exterior ou em uma faculdade de primeira linha será muito melhor para você, mas se o bolso não permitir, faça um curso mais acessível. Escolha a área pensando em qual ponto de sua profissão gostaria se aprofundar. Existem bons guias publicados anualmente para auxiliar na escolha do curso e da instituição de ensino.

foto-língua-inglesa-estude3 – Experiência no Exterior: Em um mundo globalizado e conectado, cada vez mais as experiências internacionais tem sido valorizadas. Seja para um período de estudos, voluntariado, trabalho, pesquisa e até turismo, a vivência em outro país traz grande peso a um currículo, especialmente se houver uma variação de países com diferentes culturas e situações econômicas. Ao contrário do que se pensa, essa experiência não está apenas ao alcance dos mais abastados, com uma economia a partir de R$ 4.000,00 já é possível encontrar planos de 30 dias em outros países, incluindo todas as despesas. Tudo vai depender do país de interesse, do período desejado e também de sua disposição para viver de maneira modesta.

4 – Diversidade de Atividades: As empresas estão cada vez mais enxutas e as descrições de cargos mais extensas. Pessoas que tenham trabalhado em atividades diversificadas e tenham disposição para mudar de função de acordo com as necessidades da organização são altamente desejadas.

5 – Voluntariado: A sociedade percebeu que as empresas podem retribuir um pouco do que extraem dela. Nesse contexto os programas sociais e de desenvolvimento estão cada vez mais presentes nas organizações de todos os tamanhos. Pessoas que tenham interesse e vivência em voluntariado acrescentam valor ao grupo com sua experiência, especialmente se tiveram oportunidade de liderar essas atividades.

6 – Valores Éticos: Por último, mas não menos importante, os valores éticos são
curso_etica_senai2considerados diferenciais altamente valorizados pelo mercado. Em pesquisa recente, a revista VocêSA revelou que os valores éticos estão em terceiro lugar entre as maiores preocupações dos presidentes de grandes organizações, atrás apenas da retenção de talentos e clientes. Não basta um discurso bonito, é preciso ter uma vida coerente e marcada pela fidelidade a suas crenças pessoais. Como já acontece há muito tempo em países sérios, as empresas brasileiras estão procurando crescer de maneira correta e respeitável.

Todos os fatores apresentados estão a seu alcance, basta apenas priorizá-los. As melhores vagas serão sempre as mais disputadas, independente da situação do mercado, mas lembre-se, para os melhores profissionais sempre existirão boas colocações disponíveis. Seja o profissional que o mercado deseja e você não precisará mais procurar empregos, mas será procurado por eles!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.