Estabilidade financeira é o sonho de muitas pessoas. Atualmente em nosso país o endividamento das famílias alcança 73% de sua renda, um número realmente assustador.

Pode ser que você seja altamente organizado financeiramente e desfrute de estabilidade financeira, nesse caso parabéns! Mas se sua situação é semelhante a maioria dos brasileiros, provavelmente já gastou tempo pensando em como equilibrar suas finanças e acabou ficando desanimado ao concluir que a estabilidade está ao alcance apenas daqueles que possuem uma alta renda.

Nesse post veremos que uma vida financeira estável está ao alcance de todos, basta ter disciplina e organização. Riqueza está mais relacionado ao como se gasta do que com o quanto se ganha. Segue abaixo três regras simples que se forem rigorosamente seguidas mudarão para sempre sua maneira de lidar com o dinheiro e ainda proporcionarão a realização de muitos sonhos.

As Três Regras da Estabilidade Financeira

tn_620_600_Cartoes_bancos1107221 – Nunca gaste antes de ganhar – Parece óbvio mas essa regra tem sido ignorada pela maioria das pessoas. Quando o salário chega na conta bancária é automaticamente consumido pela fatura do cartão e diversos carnês e contas. Espere receber o dinheiro e então o gaste, não use cheques ou cartões de crédito. Caso queira usar o cartão para acumular milhas, o que pode ser uma vantagem, garanta o valor a ser gasto em sua conta corrente para evitar o risco de não pagar o valor integral do cartão e ser consumido por juros exorbitantes.

2 – Nunca gaste mais do que ganha –  Alguns especialistas dizem que no máximo 70% da renda deveria ser comprometida com gastos, no entanto, com o aumento da oferta de crédito, muitas pessoas passaram a gastar valores superiores ao sua renda total. Essa prática implica na utilização do limite da conta corrente ou no pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito. Esse valor excedente utilizado dos bancos ou empresas de empréstimos tem um custo altíssimo para aqueles que o utilizam. Só no ano de 2012, os brasileiros pagaram R$ 753 bilhões em juros. Recentemente houve uma queda nos juros dos bancos, mas não se engane, eles ainda continuam muito altos e desvantajosos. Organize seus gastos de forma a não extrapolar suas entradas e com isso não se tornar escravo dos empréstimos.

3 – Nunca gaste tudo o que ganha – Depois de aprender a esperar receber o dinheiroHomens - Guia prático para poupar dinheiro para gastar e a não extrapolar suas receitas, o próximo hábito a ser adquirido é o de poupar dinheiro. Você nunca deve gastar tudo o que você ganha, mas poupar regularmente um percentual de sua renda. Mesmo que no começo não possa guardar muito, o hábito deve ser iniciado imediatamente, pois a frequência irá proporcionar um alto valor acumulado no decorrer do tempo. Além de uma parcela da renda mensal, planeje também guardar um percentual considerável de seu 13o salário e do adicional de férias. Existem diversas opções de investimento no mercado, pesquise e analise cuidadosamente a mais adequada para seus objetivos futuros.

Pronto para começar? Organize suas contas, obedeça essas regras e em pouco tempo poderá notar a diferença em suas finanças. Espero que você tenha sucesso em sua jornada e alcance seus objetivos!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.