Qual é a sua “Proposta de Valor”?

O mercado está cada dia mais disputado. Diariamente milhares de novos produtos e serviços são lançados em todo o mundo com o objetivo de alcançar a mente e, principalmente, o bolso do consumidor.

Diante deste quadro de alta competitividade, o posicionamento estratégico das organizações torna-se ainda mais fundamental. Os especialistas desta área afirmam que, após determinar seu público alvo, a decisão mais importante que uma empresa precisa tomar é definir qual a sua “proposta de valor”. Mas o que significa isso?

marcasAs pessoas não compram produtos ou serviços. Elas compram a solução de um problema, a satisfação de um desejo, o atendimento de uma necessidade, uma experiência, ou seja, compram valores agregados aquilo que estão adquirindo. Proposta de valor é o que de fato a empresa oferece ao consumidor. Qual o benefício real que ele está recebendo ao fazer aquela compra. Essa definição é muito importante para que fique claro qual é de fato a contribuição da organização.

Aplicando para a vida pessoal e profissional, será que sabemos definir qual a nossa proposta de valor? qual o benefício real que você oferece em seu trabalho? Quais as contribuições significativas que você traz para a empresa onde trabalha? Entrando em uma área ainda mais delicada, qual o valor que você oferece para as pessoas que estão ao seu redor? Seus amigos, parentes, colegas de trabalho, clientes, fornecedores, irmãos de igreja e todos os que entram em contato com você sentem-se abençoados e servicos (2)engrandecidos por sua presença? Você contribui para que as pessoas que convivem com você saiam sempre melhores após o passarem algum tempo contigo? Em resumo, que valor você tem oferecido para a sociedade?

Na bíblia fica claro que Deus espera que sejamos pessoas que ofereçam um valor para nosso mundo. Atos 20:35 diz “… há maior felicidade em dar do que em receber”. Jesus afirmou a seus discípulos: “Quem quiser ser maior entre vocês, seja aquele que serve” Mat. 20:26.

Só existe excelência real em oferecer algo de bom aos outros. Só existe sentido em crescer em habilidades se for para se tornar mais útil a sociedade. Reflita cuidadosamente sobre seus conhecimentos, habilidades e principalmente, suas atitudes e responda para você mesmo: Qual a minha proposta de valor? O que eu ofereço ao mundo? Depois de respondidas essas perguntas, foque sua vida em entregar constantemente essa proposta de valor para todos que entrarem em contato com você.


About the Author: Derson Lopes

2 Comments

  1. Chrome 54.0.2840.99 Windows 7

    gostei muito dos valores aplicados no texto, pois atendeu minhas necessidades,desejos e problemas. você conseguiu atingir meus objetivos e mostrar-me um norte a ser aplicado em meus sonhos e nos sonhos a quem vou me relacionar seja comercialmente ou pessoalmente.
    obrigado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *