Qual é a sua “Proposta de Valor”?

O mercado está cada dia mais disputado. Diariamente milhares de novos produtos e serviços são lançados em todo o mundo com o objetivo de alcançar a mente e, principalmente, o bolso do consumidor.

Diante deste quadro de alta competitividade, o posicionamento estratégico das organizações torna-se ainda mais fundamental. Os especialistas desta área afirmam que, após determinar seu público alvo, a decisão mais importante que uma empresa precisa tomar é definir qual a sua “proposta de valor”. Mas o que significa isso?

marcasAs pessoas não compram produtos ou serviços. Elas compram a solução de um problema, a satisfação de um desejo, o atendimento de uma necessidade, uma experiência, ou seja, compram valores agregados aquilo que estão adquirindo. Proposta de valor é o que de fato a empresa oferece ao consumidor. Qual o benefício real que ele está recebendo ao fazer aquela compra. Essa definição é muito importante para que fique claro qual é de fato a contribuição da organização.

Aplicando para a vida pessoal e profissional, será que sabemos definir qual a nossa proposta de valor? qual o benefício real que você oferece em seu trabalho? Quais as contribuições significativas que você traz para a empresa onde trabalha? Entrando em uma área ainda mais delicada, qual o valor que você oferece para as pessoas que estão ao seu redor? Seus amigos, parentes, colegas de trabalho, clientes, fornecedores, irmãos de igreja e todos os que entram em contato com você sentem-se abençoados e servicos (2)engrandecidos por sua presença? Você contribui para que as pessoas que convivem com você saiam sempre melhores após o passarem algum tempo contigo? Em resumo, que valor você tem oferecido para a sociedade?

Na bíblia fica claro que Deus espera que sejamos pessoas que ofereçam um valor para nosso mundo. Atos 20:35 diz “… há maior felicidade em dar do que em receber”. Jesus afirmou a seus discípulos: “Quem quiser ser maior entre vocês, seja aquele que serve” Mat. 20:26.

Só existe excelência real em oferecer algo de bom aos outros. Só existe sentido em crescer em habilidades se for para se tornar mais útil a sociedade. Reflita cuidadosamente sobre seus conhecimentos, habilidades e principalmente, suas atitudes e responda para você mesmo: Qual a minha proposta de valor? O que eu ofereço ao mundo? Depois de respondidas essas perguntas, foque sua vida em entregar constantemente essa proposta de valor para todos que entrarem em contato com você.


Posted under: Excelência em Liderança, Excelência em Missão, Excelência Pessoal, Excelência Profissional

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>