A Vida Secreta

Vivemos atualmente com pessoas ao nosso redor o tempo todo, seja presencialmente ou virtualmente. É muito comum realizarmos coisas apenas para fazer alguém feliz ou para atender às expectativa alheias. Isso acontece com tanta frequência que, infelizmente, nos esquecemos de nossas próprias expectativas.

photo-1422222948315-28aadb7a2cb8Em seu livro “Primary Greatness” ( grandeza primária, em tradução livre),  o grande autor Stephen Covey fala sobre as três vidas que cada pessoa vive. A primeira delas é a vida pública. Esta é nossa vida no trabalho, sociedade, escola, igreja e etc. A segunda vida é a vida privada, que envolve a nossa família e amigos íntimos. Há, então, uma terceira vida: a vida secreta.
O que é essa vida secreta? A vida secreta é, segundo Covey, a “mola propulsora que motiva as outras duas vidas”. Esta parte de nós está relacionada com nossos pensamentos e sentimentos mais profundos, e, o mais importante, com nossos próprios motivos.
Quantas vezes você já se perguntou sobre os seus reais motivos? Quais são as verdadeiras razões para suas decisões e ações? Os pontos mais críticos da vida vem à tona quando você visita sua vida secreta. A parte mais triste é: a maioria das pessoas nunca visita sua vida secreta. Elas estão avançando pela vida automaticamente, apenas fazendo coisas, atingindo metas, ganhando dinheiro e sobrevivendo sem propósito.

Eu quero te convidar para visitar sua vida secreta. Faça a si mesmo algumas perguntas:

O que eu penso?
O que eu acredito ser certo?
Quais devem ser meus motivos? e a questão principal:
Quais os motivos que vou colocar em primeiro lugar na minha vida?

Desenvolver a vida secreta te ajudará a encontrar equilíbrio e realização pessoal. Proporcionará a liberdade de dizer sim ou não com a certeza de estar atendendo a seus propósitos de vida e oferecerá a paz interior que só a coerência com seus valores pode alcançar.

Mas a vida secreta não significa isolamento. Quando você desenvolver o hábito de explorar a sua vida secreta regularmente, será mais capaz de “ver o coração dos outros, praticar a empatia, capacitá-los, e afirmar seu valor e identidade”. Conhecimento de si mesmo ajuda a entender os outros. Quando você conhece seus próprios verdadeiros motivos, você pode ajudar as pessoas ao seu redor a também encontrar seus próprios motivos. Consequentemente, uma forte vida secreta será um grande alicerce para que você tenha equilibrio e eficácia tanto a vida pública quanto privada.

Você quer ser bem sucedido em seus relacionamentos, família, liderança, negócios e vida pessoal? Lembre-se o conselho de Sócrates: Conhece-te si mesmo.


Posted under: Excelência Pessoal, Excelência Profissional

Tagged as: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *