Michael Phelps e o Hábito 2

Michael Phelps é, sem dúvida nenhuma, um fenômeno do esporte mundial a ser lembrado eternamente. Alcançar 23 medalhas olímpicas foi um recorde inquestionável. Além disso, Phelps conseguiu um feito inédito, recuperar o posto n.1 em uma prova que havia vencido em 2008 mas perdido em 2012.

fileComo a grande maioria dos atletas, o nadador dedicou horas e horas de trabalho e treinamentos, foi assessorado pelos melhores especialistas em sua área, procurou desenvolver uma alimentação balanceada e viveu para seu esporte. Mas se ele fez o que a maioria faz, por que obteve um resultado tão superior? Lendo uma reportagem sobre Phelps, encontrei um fator muito interessante a ser destacado:

“Além do treinamento físico e do incrível talento nas piscinas, Phelps já afirmou que sua preparação mental também é um diferencial que o coloca na frente dos demais nadadores…o nadador contou que tem um segredo na hora de se concentrar e se preparar para a prova que o ajuda bastante. Antes de cair na água, ele visualiza diferentes cenários, tanto positivos quanto negativos, e bola planos de ação para cada um deles. ‘Ele é o melhor, em termos de visualização de prova’ disse o treinador do nadador, Bob Bowman. Da prova perfeita aos mais diversos contratempos, como óculos de natação quebrados ou traje rasgado, tudo passa pela cabeça do atleta. Phelps tem de antemão em seu ‘banco de dados’ uma programação para cada um dos diferentes cenários que se apresentam durante a prova. A vantagem disso para Phelps e para qualquer profissional que fizer a mesma coisa? A confiança de saber que há um plano para tudo” (Revista Exame, 10/08/2016).

Ao ler esse trecho, eu imediatamente pensei no Hábito 2, dos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes de Stephen Covey: Comece com o objetivo em mente. Particularmente gosto mais da versão em inglês do hábito, que indica a ideia de começar com o fim em mente, ou seja, onde você quer chegar no final.

Criar em sua mente o cenário do futuro de sua vida, isto é, desenvolver visão de longo prazo, irá permitirIMAGEN-12083624-2 que você construa desde hoje o caminho a ser percorrido a fim de alcançar seu patamar desejado. Se você deseja sucesso acadêmico e alcançar um doutorado por exemplo, precisa começar desde hoje a estudar a graduação correta, ter planos para o mestrado e finalmente doutorado. Se deseja ter uma aposentadoria segura ou uma casa própria, precisa poupar recursos financeiros desde agora, se deseja ser um grande profissional, precisa investir em outro idioma, cursos técnicos, graduação e etc. Se deseja deixar um legado, a mais profunda das aspirações, precisa decidir que marca quer deixar em cada passo que da em sua vida desde o momento atual.

Além disso, tendo claro em sua mente onde deseja chegar, você poderá ter alternativas para correções de rota diante dos desafios e obstáculos que certamente surgirão. Como disse Peter Drucker: “A melhor maneira de prever o futuro é construí-lo!” Algumas pessoas atribuem o sucesso a sorte, privilégio ou acaso, e pode até ser que existam alguns casos que se enquadrem nesses itens, no entanto, para a maioria das pessoas, o sucesso é resultado de planejamento de longo prazo, foco, determinação e muito trabalho.

Que tal começar hoje a construir seu futuro?


Posted under: Excelência Pessoal, Excelência Profissional

Tagged as: , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *