Dinheiro e Excelência

como_economizar_dinheiro_mesmo_que_voce_esteja_devendo02Dinheiro é sempre um assunto complicado. Um grande percentual das coisas boas e ruins que acontecem no mundo tem a ver com dinheiro. Ganância, exploração, trabalho infantil, corrupção, desigualdade social, drogas, prostituição e degradação da natureza, entre outras coisas, são movidas pelo dinheiro. Por outro lado, as pesquisas em laboratórios que salvam milhões de vidas, as ajudas humanitárias, a tecnologia, a evolução da medicina, as grandes universidades, a dignidade do auto-sustento e até mesmo as igrejas são movidas pelo dinheiro.

Neste contexto, a primeira coisa que precisamos entender é que o dinheiro não é mal em si mesmo. Assim como tantas outras coisas nesse mundo, incluindo a internet e a religião, ser bom ou mal dependerá de como eu me relaciono e como eu utilizo o dinheiro. Exatamente nesse ponto está a intersecção entre o dinheiro e a excelência. O ser humano é um todo indivisível composto de várias esferas interdependentes. O que acontece em minha vida pessoal afeta minha vida profissional, e etc. Portanto, como o dinheiro faz parte de nossas vidas, a forma com eu lido com ele será parte integrante e poderá contribuir ou atrapalhar o desenvolvimento de minha excelência pessoal.

Como então utilizar o dinheiro para contribuir com minha excelência pessoal? Abaixo compartilho com você alguns pensamentos que podem te ajudar a colocar o dinheiro em seu devido lugar.

Longe de ser um empecilho, o dinheiro pode ser uma ferramenta poderosa para o alcance da excelência.

1 – Mostre quem é o dono: Francis Bacon escreveu: “O dinheiro é um bom servo mas um péssimo patrão”. Quando você é o dono do dinheiro, você determina o quanto de espaço ele ocupa em sua vida e como ele será utilizado. Mas quando o dinheiro é o seu dono, então tudo em sua vida passa a gravitar em torno da ideia de ter mais e mais dinheiro. Assuma o controle de sua vida financeira, de como seu dinheiro será gasto e quanto tempo dedicará para acumulá-lo.

2 – Não tenha dívidas: Ter dívidas é a maneira mais rápida para ter uma vida focada em dinheiro. O desespero para pagar mais e mais contas faz com que as pessoas fiquem desesperadas para ganhar mais dinheiro. Grande parte dos trabalhadores que fazem trabalho em horas extras não o fazem para poupar dinheiro, mas para cumprir compromissos já assumidos e manter o padrão de vida. Manter suas contas em dia trará paz para seu sono e liberdade de escolha sobre como ganhará seu dinheiro.

3 – Tenha um estilo de vida equilibrado: Correr atrás do dinheiro o tempo inteiro ou fugir dele completamente são extremos indesejáveis, assim como guardar demais ou gastar tudo também são. Cresça financeiramente, procure administrar corretamente seu dinheiro e usufruir bem dele. Invista em você, no seu crescimento e em seus relacionamentos. Viagens marcantes, estudos, bons livros, momentos felizes em um restaurante agradável e acompanhado pelas pessoas que ama são bons usos para o dinheiro. Lembre-se que investir em experiências e crescimento traz resultados melhores e por muito mais tempo que investir em coisas.

ganhar-dinheiro-trabalhando-por-conta-propria4 – Poupe dinheiro para o futuro: Conduzi uma pesquisa um tempo atrás para produzir um artigo no doutorado sobre o preparo para a aposentadoria. Foi assustador perceber que a grande maioria dos jovens de uma determinada região de São Paulo não tem qualquer preocupação em se preparar financeiramente para o futuro. O tempo passa rápido e a idade chega antes do que imaginamos. Poupar dinheiro nos livra da ganância ao ter sempre uma reserva que dê segurança para as emergências e também garanta uma velhice segura, saudável e feliz. Muitos idosos morrem prematuramente por falta de cuidados médicos ou medicamentos negligenciados por falta de recursos financeiros. Poupar regularmente e ter um plano de previdência privada, por mais baixo valor que seja, irá auxiliá-lo a curtir os anos da aposentadoria com liberdade e excelência.

5 – Contribua: Contribuir para uma causa é uma das maiores satisfações que se pode ter na vida. Observar pessoas e perceber que elas estão vivendo melhor e mais felizes por sua contribuição enche o coração de alegria. Escolha uma causa que você acredita e doe regularmente. A contribuição não se limita a seu dinheiro, mas também a seu tempo. Quando você poupa regularmente e tem uma vida financeira estável, pode escolher dedicar parte do seu tempo para servir à sociedade sem receber pagamento nenhum por isso.

Longe de ser um empecilho, o dinheiro pode ser uma ferramenta poderosa para o alcance da excelência. Não corra atrás dele, mas também não deixe ele fugir de você. Não o persiga, mas também não o abandone. Use-o corretamente e ele o ajudará a ser feliz.


Posted under: Excelência Financeira, Excelência Pessoal

Tagged as: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *