Sim, esse blog já estava empoeirado de tanto tempo sem postagem. Mas um começo de ano merece um post de planejamento pessoal e busca da excelência! Todo dia 01 de Janeiro é marcado por uma série de resoluções. A transição de ano traz a todos um sentimento de construir um novo ano diferente e mais produtivo. Regime;  estudo; religiosidade; crescimento profissional; entre outros temas, são alvo de nossas expectativas e promessas. No entanto, infelizmente, a maioria dessas promessas não ultrapassam o primeiro trimestre do ano e incorporam o pacote de frustrações de dezembro.

Vários estudiosos se dedicaram a estudar metodologias para auxiliar empresas e pessoas a alcançarem resultados, em especial dois deles me chamam a atenção: Ram Charam em seu livro Execução e Stephen Covey em seus livros Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes e O Oitavo hábito. Neste post quero oferecer algumas dicas, baseadas nesses autores citados, para te ajudar a alcançar suas metas nesse ano de 2018. Não se trata de receita de bolo ou fórmula mágica, mas conceitos que auxiliarão a manter disciplina e chegar onde você deseja.

1 – Tenha poucas metas – Estudos comprovam que se você tem 10 metas tem uma grande chance de alcançar apenas uma, mas se estabelecer três metas poderá alcançar todas. O foco é um fator importante para alcançar resultados. Escolha três itens que são fundamentais para sua vida e produzirão um grande efeito em seu crescimento e dedique seus esforços nessas metas. Não quer dizer que você não possa ter outros objetivos, mas sim que esse três principais terão sua atenção maior.

feat312 – Especifique as metas – Uma boa meta precisa ser simples, específica, clara, mensurável e com prazo definido. “Emagrecer” não pode ser considerado uma meta, mas “Perder 6 quilos em 2018” sim. “Melhorar o nível do Inglês” não é uma meta, mas “Concluir o nível avançado do inglês até junho de 2018” vai de fato me ajudar a analisar se alcancei ou não a meta estabelecida.

3 – Foque nas atividades que alcançarão a meta – Muitas vezes desanimamos ao buscar um objetivo porque não percebemos retorno aos nossos esforços. Um segredo para alcançar uma meta é focar nas atividades que me levarão ao seu alcance e não na meta em si. Por exemplo, se minha meta é “Perder 6 quilos em 2018”, devo pensar o que me levaria a perder esse peso e focar nessas atividades, nesse caso, diminuição da ingestão de calorias e prática de exercícios físicos. Se sua meta é “Alcançar o posto de gerente em meu trabalho até agosto de 2018”, você precisa analisar os fatores que te levarão a essa promoção, como por exemplo: concluir uma pós graduação, obter inglês fluente, alcançar as metas do setor, e etc. Focando nas atividades, as metas virão naturalmente.

termometro-desempenho4 – Tenha um placar – É preciso acompanhar seu desenvolvimento. Crie um placar com as atividades para alcançar as metas e a visualização de seu nível de alcance. Pode ser um cartaz, um termômetro de papelão, um check list, o que funcionar melhor para você, mas precisa estar sempre visível e facilmente atualizável, de forma que ao olhar você tenha uma noção imediata se está ou não alcançando seus alvos.

5 – Acompanhe constantemente e tome medidas corretivas – Muitas pessoas e até mesmo empresas estabelecem um plano e o guardam na gaveta até o próximo ano. Essa prática não ajuda em nada no crescimento pessoal. Uma vez estabelecidas suas metas e as atividades para alcança-las, acompanhe semanalmente seu desempenho e tome medidas corretivas para que os desvios sejam ajustados e você continue no caminho de seu sucesso.

Pode parecer difícil à princípio, mas tenha certeza de que a prática desses fundamentos, ao serem repetidas de maneira consistente, se tornarão parte de seu dia-a-dia e produzirão resultados nunca antes alcançados.

De maneira bem mais sucinta, tive oportunidade de participar em uma reportagem da TV Integração de Minas Gerais, afiliada da Rede Globo na região, sobre metas para o novo ano. Você pode conferir a reportagem no link abaixo:

QUE SEU 2018 SEJA UM ANO DE GRANDE CRESCIMENTO E EXCELÊNCIA! 


One Reply to “Alcance suas Metas em 2018”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *