A leitura é um hábito fundamental para quem quer ser excelente
Os dados mostram que o hábito da leitura tem se desenvolvido no Brasil. No entanto, ainda são poucos os que se dedicam a essa prática tão importante para o crescimento pessoal.

Sempre que converso com alguém sobre leitura ouço vários tipos de desculpas: “Não tenho tempo”, “É muito maçante”, “Não preciso” e etc. O fato real é que quem não se dedica a leitura, seja ela através de livros físicos, e-readers, computadores, tablets, etc., não conseguirá crescer em nenhum aspecto de sua vida.
Eu já tive dificuldades com leitura. Mas ao observar as pessoas que eu admirava pelo seu desenvolvimento, notei que todas eram leitores vorazes! Decidi então que iria desenvolver esse hábito, e com disciplina consegui! Resolvi compartilhar com você algumas dicas para começar a ler:

1 – Comece com revistas e pequenos livros
Leia revistas e livros curtos para aguçar seu gosto pela leitura. Não escolha inicialmente livros grossos, de letra pequena e sem figuras! Eles são desanimadores!

2 – Escolha temas do seu interesse
A princípio escolha os temas que mais despertam seu interesse. Será agradável ampliar seu conhecimento em áreas que você gosta e aumentará seu desejo de continuar a leitura. Você pode iniciar por livros de ficção também, uma boa história sempre prende!

3 – Tenha sempre livros a mão
Durante o dia surgem muitas oportunidades de tempo: espera de ônibus, fila do banco, viagem no metrô e etc., mantenha sempre com você um pequeno livro e leia-o sempre que sobrar um tempinho. Uma ótima alternativa é ter livros no seu smartphone ou então adquirir um e-reader. Os livros digitais podem talvez não ser tão agradáveis de ler como os livros impressos, mas possuem a facilidade de estar sempre à sua disposição em qualquer ocasião.

4 – Leia livros em sequência

A repetição dos atos forma os hábitos.

Ao terminar uma leitura, inicie imediatamente outra. Alguns especialistas sugerem que se você ler cinco livros em sequência sem parar vai facilitar continuar lendo sempre. Comigo funcionou! Caso pegue um livro que não esteja fluindo, deixe-o de lado e comece outro, nessa fase o mais importante é adquirir o hábito de ler constantemente.

5 – Estabeleça metas de leitura
A disciplina é sempre fundamental para alcançar seus objetivos e as metas são importantes ferramentas. Estabeleça uma meta de leitura mensal e a persiga! Pode ser em número de páginas, tempo dedicado a leitura ou livros concluídos. O alcance de uma meta sempre aumenta o estímulo para alcançar a próxima!

6 – Grife partes interessantes
Sempre que gostar de um parágrafo ou texto, marque para utilização posterior. Além de aumentar sua assimilação, o ato de grifar o texto irá facilitar a utilização deste material em produções futuras.

7 – Leia temas variados
Procure diversificar seu cardápio de leitura. Leia sobre sua área profissional, religião, liderança, cultura geral, crescimento pessoal, etc. Uma leitura diversificada se torna mais interessante e aumenta seus conhecimentos de maneira ampla e equilibrada. Aqui no blog você encontra várias sugestões de livros, inclusive vários deles para download gratuito. Tenho também uma lista de livros sugestivos para as áreas de gestão e liderança que você pode acessar aqui.

8 – Tenha um horário semanal de leitura
Além das leituras ocasionais, é importante separar um tempo por semana para leitura. Esse horário deverá ser reservado em sua agenda para seu desenvolvimento pessoal. Comece com um tempo curto e vá aumentando gradualmente. O ideal seria ter um tempo diário reservado para a leitura.

9 – Pratique o conhecimento
Todo livro deve provocar mudanças. Se você leu e não aprendeu nada, não mudou nada, não acrescentou nada, então o tempo foi perdido. Procure destacar após cada leitura dois ou três pontos especiais que deseja começar a praticar ou eliminar de sua vida. Quanto mais você perceber ganhos reais da leitura, mais desejará ler outros livros.

10 – Leia a Bíblia
A bíblia ainda é o livro mais vendido no mundo. Seus textos oferecem crescimento para diversas áreas, inclusive profissional. Adquira o hábito de ler pelo menos um capítulo por dia. Existem hoje bíblias temáticas variadas dedicadas a diversos grupos, como Bíblia da Mulher, da Liderança, do Executivo, etc. Certamente você será edificado em todos os aspectos de sua vida.

E então? Vamos começar a ler? Não espere mais, ponha essas dicas em prática e inicie imediatamente sua busca pelo crescimento pessoal. Como diria Paulo Francis: “Quem não lê não pensa e quem não pensa será para sempre um servo”.
Compartilhe conosco suas aventuras em busca do hábito da leitura! Deixe seu comentário neste post!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *