Foco no Longo Prazo para Alcançar Satisfação Pessoal

Sim, janeiro já acabou. Algumas pessoas dirão: Nossa, o ano mal começou e o primeiro mês já foi. É assim mesmo, o tempo passa rápido, e se você não fizer nada, ele passa do mesmo jeito. Uma grande dificuldade das pessoas é manter seu foco no longo prazo e alcançar coisas que realmente valham a pena em sua vida. A tentação de “viver o hoje” ou o “carpe diem” e esquecer o resto é muito grande. É claro que você precisa aproveitar sua vida bem e curtir cada dia, mas é preciso também estar consciente de que o tempo passa para todos e você precisa construir algo realmente significativo para o futuro. Não estou falando aqui de bens materiais, que podem fazer parte de seus planos, mas sim sobre uma marca a ser deixada nesse mundo, uma contribuição sua, única, ainda que pequena, mas que possa ser lembrada mesmo depois quando você não estiver mais aqui. Nesse post trago para você 5 dicas para te ajudar a manter o foco no longo prazo e construir um futuro que te traga satisfação e alegria.
o tempo passa rápido, e se você não fizer nada, ele passa do mesmo jeito.
1 – Tenha um Planejamento de Longo Prazo.
Muitas pessoas consideram divertido ter uma vida em parâmetros, uma aventura cheia de surpresas, e sem dúvida é muito legal viver assim. Roberto Assagioli, psicólogo italiano criador da psicossíntese, escreveu que “na vida não existem surpresas, apenas aventuras”. Mas essa característica imprevisível natural da vida não precisa ser uma desculpa para não planejar. Lembre-se que o planejamento não engessa ninguém, ele apenas ajuda a ter um caminho a ser seguido e um ideal a ser perseguido. O planejamento não pode ser um trilho, que traga apenas uma forma de alcançar o ponto final, mas uma trilha, que pode ser adaptada em qualquer momento para se alcançar o destino desejado. O velho pensamento diz: “Quem não sabe para onde vai, já chegou”. Crie um plano de longo prazo, imagine onde você gostaria de estar daqui 20 anos, 10 anos, 5 anos e finalmente estabeleça quais os passos deve começar a dar nesse ano para que esses cenários possam se tornar realidade. Obviamente muitas coisas vão mudar nesse período, mas será muito mais fácil alcançar parâmetros mais elevados se você estiver caminhando para uma direção definida. Abaixo você encontra um modelo de planejamento pessoal para te ajudar nesse processo, você pode baixar-lo em pdf clicando aqui.
 
2. Estabeleça Prioridades 
Em um mundo onde tudo pede por nossa atenção e as demandas surgem de todos os lados explodindo em nossas mãos em nossos smartphones, aprender a estabelecer prioridades é uma disciplina fundamental para quem deseja alcançar objetivos e longo prazo.  Sua lista interminável de tarefas vai se tornar um pouco menos intimidante se seu conteúdo for priorizado. Qual é a tarefa mais importante que você deve concluir antes do fim do dia? Circule, coloque uma estrela ao lado, coloque #1 na margem, qualquer coisa para indicar sua importância. Faça isso para a segunda e a terceira. Eleger 3 tarefas fundamentais por dia ajuda a manter o foco naquilo que é o mais importante. Sua lista de tarefas se encarregará de ocupar o restante de seu tempo no dia, mas essas tarefas principais, que frequentemente são chamadas de pedras grandes, terão maior chance de ser concluídas se forem priorizadas. E o mais importante: Você terá a certeza no final de cada dia que fez algo de valor em direção a seus objetivos, sem aquela sensação de vazio e cansaço de um dia com muitas atividades e pouco resultado.
3. Acompanhe constantemente e celebre as pequenas conquistas
Não adianta fazer um plano de longo prazo e abandoná-lo. Procure acompanhar constantemente seus progressos e celebrá-los. A expressão em inglês “baby steps”, passos de bebê, trata dos pequenos passos que precisamos dar para alcançar as coisas grandes. Tudo começa com o primeiro passo, Por essa razão, cada pequena conquista deve ser celebrada e assim aumentar o estímulo para o próximo passo. Quer correr uma maratona daqui 5 anos e conseguiu correr um quilometro hoje? Celebre! Quer comprar uma casa daqui 15 anos e conseguiu guardar os primeiros R$ 1.000,00? Parabenize-se! Sonha em ser um escritor que impacte a vida das pessoas e conseguiu escrever um parágrafo que foi inspirador no facebook, comemore! Isso demonstra uma auto valorização por seus esforços e da força para continuar em direção a passos maiores.
4. Não trabalhe pelo dinheiro.
Claro, seu planejamento de longo prazo pode incluir a aquisição de uma casa grande, um carro agradável, férias de luxo e etc. Mas não deixe as finanças se tornarem seu maior motivador. Trabalhar duro apenas para juntar dinheiro pode ser estressante, castrador e decepcionante. Estressante porque o trabalho vira apenas um meio e não uma forma de auto-realização. Castrador porque tira seu poder de decisão sobre que tipo de trabalho deseja realizar, afinal tem que aceitar aquilo que oferece a melhor remuneração. E por fim pode ser decepcionante porque nunca se tem o suficiente, uma vez que as necessidades vão sempre se tornando maiores. Procure estabelecer objetivos relacionados a sua contribuição, à sua satisfação em realizar o trabalho, e deixe que o dinheiro seja apenas uma consequência. Aprenda também a viver com menos, assim não estará tão preocupado com sua renda mensal. Lembre-se que rico não é quem tem mais, é quem precisa de menos.
5 – Desenvolva Resiliência 
Muitos obstáculos irão surgir em sua caminhada. Você obterá vitórias, mas terá também uma lista infindável de fracassos, mas como disse Mestre Yoda em “O Último Jedi”: “O fracasso bom professor é”. Aprenda com suas derrotas e busque nelas o combustível para continuar ou começar de novo. Além disso, muitas pessoas irão te desanimar, afinal em um mundo cercado de mediocridade por todos os lados, quem busca a excelência causa desconforto. Os medíocres tentarão te fazer desistir de seus objetivos, estarão ao seu lado nos fracassos para te dizer que isso é um sinal de que está no caminho errado, que deve continuar vivendo como todos e apenas “curtir a vida”. Não se deixe derrotar. A resiliência é uma característica importante a ser desenvolvida por quem quer alcançar objetivos de longo prazo. Entende-se por resiliência a capacidade de superar as dificuldades, obstáculos e oposições e ainda assim seguir em frente. Isso não quer dizer que você não vá sofrer, se sentir desanimado e até abandonado em alguns momentos. Respeite seu sofrimento, mas não permaneça assim, reencontre seu foco, acredite em suas ideias, acredite em você, levante-se e continue em frente. Muitos vão dizer que isso é um discurso de “auto-ajuda” e que nem tudo é possível para todos. Pode ser verdade que tenhamos limitações, que algo não seja possível para nós por maiores que sejam nossos esforços,  mas só descobriremos quais realmente nossas limitações se lutarmos até o fim! Se for a hora de mudar de plano, você terá certeza que fez tudo que podia por aquela ideia.
Quero finalizar com um pensamento que me serve de muita inspiração, da escritora Ellen G. White: “Fixe pois alto seu alvo, e embora com esforços dolorosos, abnegação e sacrifício, suba até o topo a escada do sucesso” É isso. Os resultados podem demorar a aparecer. O caminho pode ser longo. Você precisará de esforços dolorosos, abnegação e sacrifício. Mas se fixar alto seus alvos e elaborar um bom planejamento de longo prazo, subirá até o topo a escada do sucesso.

About the Author: Derson Lopes

2 Comments

  1. Chrome 64.0.3282.186 Windows 7

    estou passando por um momento bem doloroso, onde a decepção veio da minha propria familia em nao me apoiar. obg pelas suas palavras, todo dia quero ler isso aqui, pra dar aquela injeção de animo, sabe? obg por mesmo de longe me ajudar, e parabens! sucesso ;*

    1. Safari MacIntosh

      Olá Bellys Melo! Fico muito feliz que o texto tenha servido de encorajamento! Depoimentos como o seu nos ajudam a continuar trabalhando no blog!!! E desejo sinceramente que essa fase complicada que você está enfrentando possa passar bem rápido e você ficar plenamente feliz!!
      Abraço!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *