Lições do Carnaval

Todos os anos, mal se encerram as festividades de natal e ano novo, começam as movimentações relacionadas com uma das maiores festas do país: O Carnaval. Se você, assim como eu, não gosta de samba e não tem o menor interesse nesse tipo de divertimento, deve ficar torcendo para passar logo essa data e o país voltar a ativa. São inúmeras as razões para criticar essa tradição nacional, mas será que é possível aprender alguma coisa com o carnaval? Neste post vamos aprender três lições com este evento.

1 – Planejamento
Assim que são escolhidas as escolas de samba campeãs do carnaval e feitas as devidas comemorações, começam os trabalhos para o próximo carnaval. Em março os líderes se reúnem para decidir quais serão os temas de trabalho, samba enredo e etc. Os foliões filiados a esses clubes iniciam também nesta época as economias para confecção da fantasia que utilizarão na avenida. Sem planejamento bem estruturado não é possível alcançar sucesso em nenhuma atividade. O planejamento deve ser estar associado com a provisão dos recursos humanos, financeiros, tecnológicos e etc. para o alcance dos objetivos.

2 – Inovação

Carnival_in_Rio_de_JaneiroHoras e horas de pesquisa para se decidir qual será o tema do ano em cada escola de samba. Não é uma tarefa fácil pois precisa ser um tema interessante, único, inovador e que possibilite a confecção de carros alegóricos e fantasias interessantes. Além disso o samba enredo precisa ter uma letra que explique bem o tema escolhido e agrade o público. As empresas atualmente enfrentam o mesmo dilema todos os dias. Inovação não é mais nada novo, mas uma questão de sobrevivência no mercado. Produtos e serviços inovadores são a condição para manter cativo seu rol de clientes. Os trabalhadores também não estão livres desta disciplina. O mercado cada vez mais competitivo exige profissionais capazes de reinventar suas competências para se adaptar as necessidades do mundo globalizado e em constante transformação.

3 – Dedicação Exaustiva

Depois de tudo pronto, muito tempo precisa ser dedicado para os ensaios e ajustes finais. Muitas pessoas passam várias noites sem dormir nas vésperas do desfile. Nada pode dar errado e para isso precisam testar todos os carros, ensaiar os participantes, conferir os mínimos detalhes para alcançarem boas notas em todos os quesitos. Está mais que comprovado que o sucesso é muito mais uma questão de dedicação que de sorte. Quanto mais tempo você dedicar, mais sucesso obterá. Isso se aplica a todas as áreas de sua vida, família, trabalho, relacionamentos e também vida espiritual. De fato dedicamos tempo e dinheiro naquilo que realmente valorizamos e esse esforço é retribuído pelo alcance de seus objetivos.

Espero que você tenha aproveitado esse feriado para coisas muito mais produtivas e edificantes que participar do Carnaval, mas vale extrair essas lições e aplicar na busca por sua realização pessoal.


About the Author: Derson Lopes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *