Por mais feliz que sejamos, todos sabemos que nosso mundo está cada dia pior. Talvez você argumente sobre o avanço da ciência e medicina, a evolução da educação ou o aumento da expectativa de vida. No entanto, a triste realidade é que essas melhorias tem seus maiores benefícios nos países desenvolvidos e em alguns países em desenvolvimento, para todo o resto do mundo as coisas não melhoraram muito nos últimos anos. Não é preciso ir muito longe para constatar isso, algumas cidades do Maranhão, por exemplo, possuem condições de vida piores do que as encontradas em países pobres da África. 

Muitas vezes temos o desejo de mudar o mundo mas temos a impressão de que apenas grandes ações podem causar mudanças, mas isso é um engano. Cada um pode, dentro de sua esfera de influência, colaborar para mudar o mundo. Neste post eu gostaria de compartilhar com você algumas ações simples e acessíveis a qualquer pessoa, mas que podem causar grande impacto na sociedade. 

1 – Seja consciente em seu consumo

Pode parecer que não, mas seu comportamento como consumidor impacta o mundo de diversas maneiras, uma delas, por exemplo, é escolhendo as empresas das quais vai comprar. Evitando empresas que utilizam-se trabalho infantil, denigrem o meio-ambiente, desrespeitam animais ou exploram pessoas, pode obrigar essas empresas a mudarem seu comportamento ou até mesmo eliminá-las do mercado. Obviamente uma pessoa sozinha não consegue combater uma grande empresa, mas você pode iniciar um movimento, ainda mais com a força das redes sociais. Um interessante caso na mídia recente é um exemplo disso. No Canadá, a Heinz, empresa americana de alimentos, parou de produzir seu catchup localmente para cortar custos e com isso muitas pessoas foram demitidas. Uma empresa local de mostarda passou a produzir também catchup para poder empregar algumas dessas pessoas. Um consumidor local postou uma foto do novo produto no Facebook com a legenda: Agora sou consumidor do catchup French’s que se preocupa com o emprego dos canadenses. Heinz nunca mais. Resultado? Em uma semana o produto esgotou na prateleira e a empresa aumentou ainda mais sua produção, acredito que nem o rapaz que fez o post imaginava que ele teria tanto impacto. Outras formas de melhorar o mundo através do consumo consciente evolvem a forma como você descarta seu lixo, o quanto usa de produtos industrializados, o quanto consome de água e energia elétrica e etc. 

2 – Doe um livro

São inúmeras as histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas em função da leitura de um livro especial. Seja digital ou impresso, um bom livro pode ser a faísca necessária para estimular alguém a ser melhor e transformar sua comunidade. Diversos países possuem inúmeras bibliotecas públicas para que as pessoas tenham acesso a leitura constante, mas essa infelizmente não é a realidade de todos os lugares. Há alguns anos tenho procurado presentear pessoas com livros e as vezes “esqueço” intencionalmente livros em locais públicos para que alguém encontre e leia. Recentemente li a história de um rapaz que se preparou para entrar na faculdade com livros encontrados no lixo. Ninguém pode prever o poder de um livro, mas eles não andam sozinhos, você pode ser o divulgador desses conteúdos e provocar mudanças profundas na vida das pessoas e na sociedade. 

3 – Desenvolva um Blog ou Canal no Youtube.

Os blogs e canais no Youtube estão cada dia mais populares. É uma pena que a maioria esmagadora deles seja dedicado a entretenimentos inúteis ou até mesmo conteúdos pejorativos. Vivemos em uma época que impera a futilidade e mediocridade. Apesar disso, a internet é uma poderosa ferramenta para compartilhar ideias e você pode usa-la de maneira positiva. Manter um bom blog ou canal não é uma tarefa fácil, exige disciplina, pesquisa e tempo para elaboração, no entanto pode ser bastante gratificante. Nesses 8 anos de existência do Busca da Excelência, já pensei em desistir por várias vezes em virtude dos compromissos e atividades que exigem tempo. Mas nesses momentos sempre recebo um email, mensagem ou comentário de alguém que tem sido beneficiado com o conteúdo e isso me estimula a continuar. Você nunca irá saber ao certo todo o alcance de seu conteúdo, pode ser que você nunca se torne uma “webcelebridade“, mas uma vida que seja mudada pode causar uma revolução nunca planejada por você.

4 – Compartilhe coisas boas nas redes sociais

Da mesma forma que os blogs e canais, muito do que se vê nas redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram, não tem valor nenhum. Críticas, palavrões, inutilidades e fofocas. No entanto milhões de pessoas estão nesses canais e você possui vários seguidores. Por que então não usar essa ferramenta para melhorar o mundo? Compartilhe boas coisas em suas redes, bons pensamentos, artigos, posts, vídeos, conteúdos acadêmicos e motivacionais, etc. Além do grande benefício para seus amigos, você ainda poderá melhorar sua imagem virtual, uma vez que hoje diversas empresas pesquisam os perfis dos candidatos nas redes sociais antes de uma contratação. Um bom pensamento ou conteúdo profissional, certamente causarão melhor efeito que aquela foto com copo de cerveja ou a crítica com palavrões ao árbitro da partida de futebol.

5 – Ensine alguém

Poucas coisas são mais poderosas que o ensino. O conhecimento é uma das raras mercadorias que quanto mais se compartilha, mais se tem. Aquele que ensina sempre aprende e se desenvolve mais, e todo mundo tem algo de bom para ensinar. Ensinar alguém sobre como fazer um bolo, controlar suas contas pessoais, ser mais produtivo, ler, escrever, etc. é uma grande chance para melhorar o mundo, afinal o mundo é, em essência, as pessoas que o habitam, e cada um que se torna melhor, melhora o mundo. 

6 – Empreste Dinheiro no KIVA

Poucas pessoas conhecem, mas o KIVA (www.kiva.com) é uma plataforma digital para empréstimo a pessoas do mundo inteiro. Funciona de maneira muito simples. Você faz um cadastro no site, coloca seu cartão de crédito e transfere o valor que deseja emprestar. Depois disso, você pode pesquisar as centenas de projetos existentes e decidir para quem quer emprestar o dinheiro. São pessoas precisando de empréstimo para melhorar seus pequenos negócios, estudar, comprar matéria-prima e etc. O empréstimo mínimo em geral é de 25 dólares e as pessoas te pagam de 12 a 24 vezes sem juros. Você não está doando o dinheiro, apenas abrindo mão dos juros do período. Uma vez feito o empréstimo, você será informado sobre os pagamentos recebidos e também sobre os avanços da pessoa para quem emprestou o dinheiro. Uma vez recuperado o capital, você pode escolher enviar o crédito para seu cartão de crédito ou emprestar novamente para outra pessoa. Eu já emprestei para pessoas de mais de 10 países, procuro dar preferência para mulheres empreendedoras de países com pouca valorização feminina, para ajudá-las a ter uma vida mais digna nesses ambientes desfavoráveis. 

Essas são apenas algumas poucas opções, existem inúmeras outras formas de melhorar o mundo que você pode desenvolver em seu dia a dia. Mesmo que você se sinta pequeno e limitado, sua ação dedicada pode ter um impacto muito maior do que você imagina. Você pode escolher fazer o que quiser, só o que não pode é ficar parado enquanto tanto precisa ser feito nesse mundo. E então, qual será sua maneira de melhorar o mundo?


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.