Você já conheceu um colega que tinha um grande potencial, era admirado por todos, uma grande promessa da empresa, mas acabou sendo demitido? Será que essa não foi a sua própria história? Esse cenário é mais comum que imaginamos. A pessoa é avaliada como tendo alto potencial, recebe então maior responsabilidade, e em seguida acontece uma falha catastrófica que gera sua demissão. E a grande promessa não passou disso, uma promessa.

O que é uma Pessoa de Alto Potencial (PAP)? São pessoas que possuem habilidades excepcionais de tomada de decisão, habilidades técnicas, analíticas, interpessoais/pessoais, de comunicação, de trabalho em equipe e de gerenciamento de tempo. Mas se essas pessoas são tão extraordinárias, por que falham e acabam demitidas? Um estudo conduzido por David Maxfield, vice-presidente de pesquisa da VitalSmarts,  aponta alguns erros mais comuns dessas pessoas:

    • Não mantém o foco nas prioridades certas.
    • Não comunicam ou evitam surpresas em seu dia de trabalho ou responsabilidades.
    • Falham com prazos.
    • Possuem muitos projetos diferentes e muito espalhados. 
    • Ocupam seu tempo com trabalho burocrático e não em trabalho mais significativo.
    • Têm fortes habilidades técnicas, mas possuem habilidades organizacionais ou de gerenciamento de prioridades deficientes.

De forma geral, podemos dizer que as PAP falham especialmente nas práticas de produtividade. Baseado na filosofia do GTD (Getting Things Done) de David Allen (você pode baixar o livro de Allen clicando aqui), Maxfield sugere 5 passos para recuperar a produtividade:

1 – Reúna tudo o que é sua atenção. Junte todos os compromissos, tarefas, ideias e projetos, e coloque em um lugar só. Procure usar uma ferramenta ou poucas que estejam sempre com você: notebooks, aplicativos, e-mail etc.

2 – Decida o que seu material significa para você. Esclareça se os itens que você reuniu têm uma ação ou não. Se o fizerem, seja claro sobre o que é a próxima ação e quem deve levá-la;

3 – Use a regra de dois minutos. Se uma ação puder ser concluída em dois minutos ou menos, faça imediatamente. Não adie. Esse princípio de Allen faz com que coisas simples sejam resolvidas rapidamente. 

4 – Faça mais das coisas certas. Quando novos compromissos surgirem, reúna-os, em seguida, reserve dois minutos no final do dia para revisar sua agenda e suas listas de ações em relação ao novo compromisso. Essa reflexão garante que você tome as melhores decisões sobre como usar seu tempo e o que é mais importante.

5 – Revise semanalmente. Mantenha uma reunião sagrada e não negociável com você mesmo toda semana para sincronizar novamente, atualizar-se e alinhar seu trabalho e projetos diários com suas  maiores prioridades.

Para facilitar sua visualização da ideia, a figura ao lado demonstra o fluxo das atividades. Seguindo esses passos simples, você pode deixar de ser uma promessa de desempenho para ser um grande realizador. Por mais de 12 anos tenho aplicado esses conceitos e tem me ajudado grandemente no desenvolvimento pessoal e profissional. Espero que sejam úteis para você também!


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