Business Insider, site americano de produção de conteúdo sobre carreira e negócios, publicou um interessante artigo sobre produtividade. Muitas pessoas confundem ser produtivo com estar ocupado o tempo todo e imaginam que desacelerar para se organizar é perda de tempo e que pode matar sua produtividade, mas os fatos sugerem justamente o contrário:


• Profissionais de escritório gastam mais de uma hora por dia procurando coisas.
• Um executivo médio dos EUA passa seis semanas por ano pesquisando em mesas
bagunçadas e arquivos desorganizados por informações equivocadas.
• 23% dos adultos dizem que atrasam o pagamento de contas porque as perdem.


Ser desorganizado custa caro. Especialistas estimam que cada hora gasta no planejamento e na organização economiza de três a quatro horas que de outra forma seriam desperdiçadas. Um interessante estudo dirigido por Travis Bradberry, especialista em produtividade e autor de bestsellers, concluiu que você pode se tornar mais organizado e produtivo imitando hábitos praticados pelas pessoas mais produtivas. Vamos analisar alguns desses hábitos encontrados por Bradberry:


1 – Mesas Organizadas: Você pode achar que sabe exatamente onde e em qual pilha de papel pode encontrar um documento específico. Mas você está se enganando se pensa que uma mesa limpa e organizada não te faria mais produtivo. Apenas o ato de organizar as coisas em sua mesa ajuda você a organizar sua mente.

2. Responder e-mail em momento determinado: As pessoas produtivas não permitem que seu e-mail seja uma interrupção constante. Além de verificar seus e-mails em uma programação, elas aproveitam os recursos que priorizam as mensagens por remetente, definem alertas para seus fornecedores mais importantes e seus melhores clientes e economizam o restante até chegarem a um ponto de parada em seu trabalho.


3. Lista de Tarefas: Antigamente as pessoas costumavam comprar planners caros encadernados em couro e preenchê-los com uma lista de tarefas codificadas por cores e prioridade. Esse método pode parecer ultrapassado, mas ninguém pode negar que era eficaz. Quando você consolida tudo em uma única lista, você sempre sabe onde procurar, e pode parar de perder tempo tentando lembrar qual lista tem a informação que você precisa.

4. Autoconsciência: Pessoas altamente produtivas e organizadas têm uma noção clara de quem são. Elas conhecem suas fraquezas e colocam estruturas organizacionais para compensa-las, além de cercar-se de pessoas que complementem justamente suas fraquezas.

5 – Planejar seus dias na noite anterior: Pessoas organizadas e produtivas vão para a cama todas as noites, seguras de que elas realizarão tudo no dia seguinte. Elas determinam suas prioridades na noite anterior, de modo que uma vez que o dia começa, são menos propensas a se distrair com a “tirania do urgente” – aqueles pequenos incêndios que surgem e atrapalham suas prioridades reais.

6 – Tecnologia: A tecnologia pode ser uma distração, mas também pode nos tornar mais produtivos. Seja configurando um filtro de e-mail para manter sua caixa de entrada livre de spam ou usando um aplicativo como o Evernote para organizar as informações que você vai precisar novamente. A tecnologia nem sempre é ruim, se usado corretamente, pode economizar muito tempo.

Cada minuto que você gasta procurando algo que você perdeu ou tentando lembrar o que você deve fazer a seguir, prejudicará sua produtividade. Isso, por sua vez, consome seu potencial de profissional. A boa notícia é que existem muitas ferramentas que você pode usar para se manter organizado e produtivo, e mesmo os mais desorganizados podem criar um sistema para manter-se sob controle. Mude sua vida através da organização!


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