Quem me conhece sabe que gosto muito de livros e leio sempre que posso. As exigências dos estudos tem impedido de me dedicar muito a esse tipo de leitura, mas em Janeiro consegui me organizar para ler três livros que gostaria de compartilhar minhas impressões. Gostaria de ter uma seção no blog para essa natureza, vamos ver se embala! Para quem deseja sugestões de leitura, tenho essa lista onde coloco uma seleção dos principais livros que já li. É uma lista dinâmica, de vez em quando tem alteração, mas pode ser um norteador de escolhas para você. Vamos as resenhas:

1 – O método Bullet Journal: Registre o passado, organize o presente, planeje o futuro – Ryder Carrol. Editora Fontanar.

Carrol é um design de apps e nesse livro ele compartilha seu método particular de gestão do tempo, prioridades e tarefas. Embora trabalhe na área de tecnologia, o autor optou por ter um método manuscrito em cadernos, ao qual chamou Bullet Journal, ou BuJo (em uma tradução livre, um diário em tópicos). Ele apresenta algumas razões para isso, entre elas o fato de que escrever aumenta o poder de concentração e reflexão sobre onde você investe seu tempo e energia. O livro se divide em  5 partes: 1. O preparo para adotar a metodologia; 2.  Apresentação do sistema do Bullet Journal; 3. A prática do sistema; 4. A arte, onde ele apresenta tópicos detalhados dos itens utilizados no sistema e 5. Parte final, com reflexões e uma seção de perguntas e respostas mais frequentes. Confesso que iniciei a leitura bem desconfiado, pois tenho muita dificuldade de escrever a mão e utilizo sistemas de produtividade digitais há muito tempo. Embora o livro seja um pouco cansativo no meio, a proposta é realmente envolvente e me convenceu de tentar. Obviamente que já existe um caderno específico para vender adaptado na filosofia proposta. Ganhei de um amigo o livro e o caderno e estou me empenhando em trabalhar nesse método em 2019, Estou gostando bastante dos resultados nesses primeiros dias de uso e realmente tenho refletido melhor em como aplico minhas atividades. Não é necessário ter o caderno personalizado para aplicar o método. Não abandonei meus sistemas digitais de gestão do tempo e atividades, mas tenho usado o caderno para acompanhar os tópicos mais importantes e tem sido uma experiência bem rica. Vale arriscar o desafio. Existe um site do método com dicas, vídeos e artigos: https://bulletjournal.com/pages/book

 2 – Organizações Exponenciais –  Ismail Salim, S.Malone Michael, Van Geest Yuri – HSM Editora 

Um livro muito interessante, mas escrito no melhor estilo “blockbuster” americano: Um livro que demonstra enxergar o que ninguém nunca viu e autores que afirmam conhecer o futuro como ninguém e se você não seguir as propostas deles, estará fracassado para sempre. Apesar disso, o livro é muito interessante e é leitura obrigatória para gestores e empreendedores. Salim e seus co-autores possuem uma vasta experiência em inovação de organizações e demonstram que o modelo de gestão atual precisa ser mudado. Não são apenas eles que enxergaram isso, obviamente, mas eles apresentam de uma maneira didática e cheia de exemplos reais qual precisa ser o novo perfil das organizações. Explorando a ideia do ganho de escala na evolução tecnológica e utilizando conceitos filosóficos da tecnologia e da inovação, os autores propõe um modelo para que as empresas possam crescer de maneira exponencial, o que definem como organizações…

 “cujo impacto (ou resultado) é desproporcionalmente grande – pelo menos dez vezes maior – comparado a seus pares, devido ao uso de técnicas organizacionais que alavancam tecnologias aceleradas”. p. 19.

As características principais dessas empresas, segundo os autores, são: 

  • Propósito Transformador Massivo: Colocam sentido no trabalho das pessoas e na existência da organização.
  • Staff on Demand:Pessoas contratadas não de maneira perene, mas conforme sua afinidade com os projetos.
  • Comunidade e Multidão: Interação com as pessoas de diferentes áreas, trazendo a inovação da multidão e não introduzindo a ela. 
  • Algoritmos: Trabalhar com Inteligência Artificial para alavancar os negócios
  • Ativos Alavancados: Utilizar de recursos financeiros além dos que detém, não por empréstimo, mas por investimento, para fazer o negócio crescer. 
  • Engajamento: Capacidade de Engajar pessoas em seus projetos, tanto pessoas para trabalhar neles, como clientes e investidores.

O livro poderia ser menor e mais objetivo, mas o estudo é elucidativo em busca da adaptação das empresas e principalmente da gestão ao novo contexto social, econômico, geracional e tecnológico do mundo. 

3 – Juizes para Você – Timothy Keller – Editora Vida Nova 

Tim Keller, conhecido autor cristão e fundador de uma igreja bastante conhecida em Nova York, escreve uma série de livros focados tanto no crescimento espiritual pessoal, como condução de pequenos grupos e desenvolvimento de lideranças. Nesse volume ele faz um estudo sobre o livro de Juízes da Bíblia. Juízes é um livro bastante complexo e com temas polêmicos. Nesse livro, o autor extrai lições de cada trecho de Juízes, aplicando a vida cristã e desenvolvimento espiritual pessoal. De leitura fácil e fluida, o texto traz muitos insights interessantes e de aplicação imediata. Particularmente eu esperava um pouco mais do livro, já vi muitos vídeos e li outros textos de Keller e esperava que fosse mais profundo em suas reflexões, mas mesmo assim o livro é uma boa leitura devocional. 

Espero que essas resenhas tenham te estimulado a ler esses livros e outros com temas relacionados.  Um dos livros que pretendo ler esse mês é Triggers, de Marshall Goldsmith, premiado e conhecido autor americano na área de Coachinge desenvolvimento pessoal. Depois da leitura trarei a resenha aqui. Fevereiro está só começando, quais serão os livros que você lerá?

;


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.