É praticamente impossível se tornar um grande líder sem ser um grande comunicador e a chave para se tornar um comunicador hábil é raramente encontrada no que foi ensinado no mundo acadêmico. Sem menosprezar o estudo formal, existem elementos sutis de comunicação que raramente ensinados na sala de aula que os líderes precisam aprender. A seguir temos algumas das características de comunicação, que, se usadas consistentemente, ajudarão você a obter melhores resultados de comunicação.

1. Seja pessoal:pare de emitir comunicações corporativas e comece a ter conversas organizacionais – pense no diálogo, não no monólogo. Aqui está o ponto – quanto mais pessoal e envolvente a conversa, mais eficaz ela será. Há uma grande verdade no seguinte axioma: “as pessoas não se importam com o quanto você sabe até que saibam o quanto você se importa”. Se você não desenvolver relacionamentos significativos com pessoas, nunca saberá o que realmente está na mente delas até que seja tarde demais para fazer algo a respeito

2.Seja específico: a especificidade é melhor que a ambiguidade 11 vezes em 10: Aprenda a se comunicar com clareza. Simples e conciso é sempre melhor que complicado e confuso. O tempo nunca foi um bem mais precioso do que é hoje. São líderes críticos que aprendem a ir direto ao ponto e atingir os pontos altos – também é importante esperar o mesmo dos outros. Seu objetivo é eliminar o supérfluo e fazer valer suas palavras.

3. Tenha uma mente aberta:A rigidez de uma mente fechada é o maior fator limitante das novas oportunidades. Um líder leva seu diálogo a um novo patamar no momento em que procura de bom grado aqueles que têm opiniões dissidentes e posições opostas com o objetivo não de os convencer a mudar de ideia, mas com o objetivo de entender o que está em sua mente.. Abra diálogos com aqueles que te confrontam, te desafiam e te desenvolvem. Lembre-se que não é a opinião que importa, mas sim a vontade de discutir isso com uma mente aberta e aprender.

4. Substitua o ego pela empatia: Quando a franqueza é comunicada com empatia e carinho e não com a orgulhosa arrogância de um ego inflado demais, coisas boas começam a acontecer. Comunicadores empáticos exibem um nível de autenticidade e transparência que não está presente com aqueles que escolhem se comunicar por trás da fachada cuidadosamente preparada por um ego muito frágil. Entender o princípio da comunicação é o que ajuda a transformar a raiva em respeito e a dúvida em confiança.

5. Leia nas entrelinhas: Ser um líder não deve ser visto como uma licença para aumentar o volume da retórica. Os líderes bastante perspicazes sabem que há muito mais a ser ganho ao se entregar a palavra do que à obstrução. Nesta era de comunicação instantânea, todos parecem estar com tanta pressa para comunicar o que está em sua mente que não conseguem perceber tudo o que pode ser obtido das mentes dos outros. Mantenha seus olhos e ouvidos abertos e sua boca fechada e você ficará surpreso com a forma como o seu nível ou consciência organizacional é levantada.

6. Quando falar, saiba do que está falando:Desenvolva um comando técnico sobre o assunto. Se você não possui experiência no assunto, poucas pessoas lhe darão atenção. A maioria das pessoas bem-sucedidas tem pouco interesse em ouvir aqueles que não podem agregar valor a uma situação ou tópico, mas se forçam a conversar apenas para se ouvir falar.

7. Fale com grupos como indivíduos:Líderes nem sempre têm o luxo de falar com indivíduos em um ambiente íntimo. Grandes comunicadores podem adaptar uma mensagem para que eles possam falar com 10 pessoas em uma sala de conferência ou 10 mil pessoas em um auditório e fazê-los sentir como se estivessem falando diretamente com cada um deles como um indivíduo. Saber como trabalhar em uma sala e estabelecer credibilidade e confiança são chaves para interações bem-sucedidas.

Lembre-se sempre: a comunicação não é sobre você, suas opiniões, suas posições ou suas circunstâncias. Trata-se de ajudar os outros, atendendo às suas necessidades, entendendo suas preocupações e agregando valor ao seu mundo. Faça essas coisas e você reduzirá drasticamente o número de problemas de comunicação que você experimentará no futuro.

Adaptado de Business Insider


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