A habilidade de dizer não está diretamente relacionada com o tipo de qualidade de vida que você tem: com paz e produtividade ou estresse e ressentimento. Dizer não determina se você terá uma agenda lotada ou equilibrada, tarefas excessivas ou na medida certa, irá trabalhar loucamente ou cumprir prazos sem estresse.  O grande problema é que dizer não, em geral, é muito difícil. Tenho dedicado anos de minha vida estudando filosofias e ferramentas de produtividade e até hoje me deparo com situações nas quais acabo evitando um não necessário. 

Para te ajudar nessa tarefa árdua, separei algumas dicas sobre como dizer não em três aspectos importantes da vida profissional: Compromissos, Tarefas Alheias e Prazos Irrazoáveis. As ideias são baseadas em um interessante artigo do Business Insider

Compromissos

Para ter uma agenda equilibrada, você precisa começar a dizer não aos compromissos que não fazem o melhor uso de seu tempo. Isso significa deixar de aceitar todos os pedidos que aparecem em seu caminho e, ao invés disso, perguntar a si mesmo: “Esse é o investimento certo do meu tempo?” Imagine que você é solicitado a participar de uma reunião em que sua presença não seja fundamental. Você pode recusar o convite da reunião e dizer: “Eu agradeço o convite para a reunião, mas estou enviando um membro de minha equipe para me representar, eu sei que ele fará um ótimo trabalho e reportará tudo o que precisarmos saber.”

Talvez você seja convidado para almoçar com pessoas que você já vê com frequência, mas tem um projeto para trabalhar, quer ir à academia ou simplesmente precisa de um descanso. Você pode dizer: “Muito obrigado pelo convite, mas eu já tenho alguns outros compromissos”. Lembre-se que para manter boas amizades e laços familiares você não precisa estar presente todo tempo em todos os compromissos.  Dizer não a compromissos que não se alinham com suas prioridades ou necessidades, pode trazer um pouco de desconforto a princípio, mas poupa horas de tempo no final.

Tarefas Alheias.

A maioria das pessoas tem muito mais tarefas em suas listas do que poderiam fazer em um dia, ainda mais quem tenta ajudar a todos antes de realizar seu próprio trabalho. Quando alguém lhe pede para fazer algo que não é seu trabalho, você tem todo o direito de dizer não, mas, se você já disse sim demais no passado, talvez seja necessário educar as pessoas, reduzindo o hábito de pedirem tudo a você. Quando você é solicitado a participar de um projeto que é opcional e você já tem muito a fazer, é hora de recusar. Você poderia dizer: “Isso parece uma iniciativa muito interessante. Infelizmente, já estou no limite do que posso fazer agora. Eu não tenho como me envolver em nada novo por algumas semanas ou meses. Como isso é importante para você, é melhor dar a alguém que possa dedicar mais tempo e atenção.” As pessoas podem se chatear em um primeiro momento, mas compreenderão depois, e se não compreenderem, é preciso aceitar o fato de que não vamos agradar a todos o tempo todo. Aliás, tentar agradar a todos sempre é receita de fracasso. O importante é manter o controle de sua agenda através de suas escolhas e não se tornar um refém dos outros. 

Prazos Irrazoáveis. 

Uma série de tarefas que chegam até você são mesmo de sua responsabilidade. Mas os prazos estabelecidos não respeitam seus projetos atuais e prioridades. Em alguns momentos será necessário dizer não a prazos irrazoáveis. As expectativas de entregas e graus de autonomia podem variar de empresa para empresa e, você pode não ser capaz de negar alguns prazos. Apesar disso, é preciso ser criterioso ao aceita-los, ainda que sejam impostos. Pelo menos registrar o questionamento pode ser uma proteção quanto a problemas futuros.

Atividades com prazos muito apertados podem comprometer suas prioridades ou a qualidade de seus resultados. Ao receber um projeto grande que precisa fazer com um prazo inicial não razoável, considerando seus outros compromissos, poderá negociar de algumas maneiras. Se a situação envolver seu chefe, você pode explicar suas prioridades e pedir orientação sobre o que focar primeiro. Se a situação envolver alguém que não seja seu chefe e você puder estabelecer limites, apresente uma contraproposta. Se você não tiver autoridade para recusar os prazos, talvez seja necessário envolver seu chefe nessas conversas. 

Dizer não, embora não seja fácil, vale a pena. Ao considerar o uso dessas dicas em seu trabalho, procure responder o mais rápido possível. As pessoas geralmente aceitam mais facilmente quando você não demora para discordar. Comunique-se com confiança. Você não precisa se desculpar demais. Diga o que você precisa dizer e depois siga em frente. Lembre-se: ao dizer não para alguma coisa, você está dizendo sim para o que mais importa e merece seu tempo. Stephen Covey afirmou: Só um sim forte queimando dentro de si oferece forças para dizer não a uma porção de outras coisas. Dizer não nas horas certas e necessárias vai aumentar sua produtividade, qualidade de vida e felicidade. 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.